segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cansei de mim, mas só por hoje. Hoje eu quero me lembrar somente dos meus desastres. - Amanhã será um novo dia onde tudo poderá acontecer...

 
Hoje eu amanheci cansado de mim. Hoje eu amanheci empoeirado pela mesmice de sempre. Olhei à minha volta e vi a mesma cortina na janela, o mesmo tapete no chão, as mesmas almofadas murchas e o mesmo sofá no qual eu repouso as minhas mágoas há anos. As vezes eu penso em pintar as paredes do meu quarto com outras tintas para que os meus sonhos se tornem mais coloridos. Mas que cores teriam os meus sonhos, então? Eu não sei... Cansei de acordar, me ver aprisionado entre quatro paredes desbotadas e nunca me lembrar do que eu sonhei.

Cansei de me preocupar com o certo e o errado; com o torto e o direito; com a alegria do começo e a tristeza do final. Cansei dos dias de sol, das noites de chuva, do frio do inverno e do calor insuportável que me sufoca no verão. Cansei da estranheza que é estar em meio a tanta gente e, ainda assim, me sentir só. Cansei do sabor cotidiano da minha vidinha mais ou menos, e de sentir fome todos os dias. Cansei de ser eu mesmo, de fazer os meus gostos e as minhas vontades. Hoje eu quero me contrariar, me virar do avesso. Hoje eu não quero ser alguém que eu queira ter por perto, mas sim, alguém que deve ficar bem longe de mim.

Hoje eu amanheci cansado da infidelidade dessa minha sombra que me acompanha sob a luz do dia, mas me abandona na escuridão da noite, quando eu mais sinto medo dos vivos que me espreitam e dos fantasmas que moram dentro de mim. Cansei de ouvir esta minha voz que nunca me diz nada, da tranquilidade do meu mundo interior, das flores, da brisa, das horas, da verdade e do imenso prazer que eu sinto em roer as unhas. Agora tudo que eu mais quero é afiar as minhas garras e arranhar a cara feia de todos esses imbecis que olham para mim como se eu não fosse nada.

Cansei de mim. Hoje eu quero ser outra pessoa. Hoje eu quero vestir roupas imundas, visitar lugares escrotos e me tornar igual a essa gentinha falsa que vive me dando tapinhas nas costas. Quero fumar o meu passado e tragar velhas lembranças. Quero que tudo que eu já vivi de bom vire fumaça no meu peito, e o que foi ruim, que me sirva de lição. Hoje eu quero me lembrar somente dos meus desastres. Quero caminhar sobre a areia quente e mergulhar num lago congelado. Talvez assim os meus melhores sentimentos se transformem numa pneumonia incurável que me impeça de respirar esse ar de hipocrisia que invade os meus pulmões.

Hoje eu amanheci cansado das minhas promessas. Cansei das minhas palavras em vão e de mentir para mim mesmo. Cansei de ter esperanças e de sonhar com o amanhã. Hoje eu quero só desespero na minha vida. Hoje eu quero trocar as coisas de lugar só para ver o que um pouco de desordem pode fazer por mim neste hoje tão igual a ontem. Hoje eu quero mudanças bruscas, me colocar no lugar dos que me odeiam e fazer tudo aquilo que jamais eu deveria fazer.

 Cansei de mim, mas só por hoje. Amanhã será um novo dia onde tudo poderá acontecer, inclusive nada mais. Cansei de mim porque tudo está na mais imperfeita paz.
Renée Venâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário