domingo, 16 de dezembro de 2012

As pessoas não mudam, só se adaptam ao que lhes é conveniente" Concorda?


Pessoas não mudam, elas apenas se adaptam a situações. Adaptação e mudança não são sinônimos. Mudança é abraçar uma nova causa, adaptação é aceitar uma nova causa. E aceitação tem limites.
Pessoas cedem e se adaptam as necessidades dos outros no decorrer do relacionamento até o momento que o preço é cobrado e uma das pilastras (sentimento e tesão) desaba e pronto, o relacionamento desmorona. Neste ponto, pelo mesmo motivo que não sabemos o porque de um relacionamento começar jamais saberemos o porque dele terminar. Para entendermos porque um relacionamento acaba e como lidarmos com essa situação precisamos primeiro lembrar como e porque um relacionamento começa e essa é a parte mais difícil quando estamos lidando com o fim, tentando racionalizar os diversos porquês.
 O início de um relacionamento está baseado em duas colunas: Sentimento e tesão. Estas colunas podem ter proporções totalmente diferentes de relacionamento para relacionamento mas sempre estão presentes e baseando todo o resto que acontece. A progressão de um relacionamento nada mais é do que o prelúdio do fim. Tudo que nasce tende a morrer e isso é uma regra.
 Porque todo relacionamento esta fadado a terminar?
 Simples, porque um relacionamento é composto de duas pessoas.
Duas pessoas que pensam de forma diferente (mesmo que de forma parecida), que sentem de forma diferente (mesmo que de forma parecida) e principalmente por ser formado por pessoas e pessoas são incapazes de mudar.
Não, não adiantava ter conversado sobre as coisas que não estavam indo bem, relacionamentos não tem conserto. Conserta-se apenas as coisas racionais.
 E o que fazer após o fim?
Creio que a única coisa a fazer, por mais clichê que seja é curtir a dor. Sim, aproveite-a. Ela mostra que você está vivo. Aceite-a e abrace-a. Aceitação é a chave. O fim de um relacionamento é como a morte de uma pessoa querida. Está além do seu poder alterar os acontecimentos. Resta-nos aceitar o fato e seguir a vida. Não que isso seja fácil.
(Trechos copiados  Sobre o Fim do blog pratecomer)

Um comentário: