segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dois sentidos não assam milho?!



Cheguei cedo para o churrasco na fazenda de um amigo no interior. Quando cheguei, a cozinheira, atarefada me disse: "- Ainda bem que o senhor chegou! A carne está na churrasqueira lá no fundo e eu tenho que olhar o arroz e o feijão e ainda fazer a farofa. E eu fico correndo daqui prá lá e o feijão começou a queimar. Isso não dá certo! Dois sentidos não assam milho!"

Ouvi aquilo com atenção e fiquei pensando no que significaria aquele "Dois sentidos não assam milho...". Perguntei à velha cozinheira e ela me deu uma verdadeira aula de "foco".

Ela me disse: "- As coisas só dão certo quando a gente presta atenção numa coisa de cada vez. As coisas só dão certo quando a gente faz uma coisa de cada vez. Não adianta querer fazer as coisas com dois 'sentidos' (isto é "direção").

A gente tem que ter um 'sentido' só, uma direção só. Tem gente que quer ir aqui e ali ao mesmo tempo e acaba não indo prá lugar nenhum. E o milho não assa! E o milho queima!"

E eu fiquei pensando na sabedoria popular. Na sabedoria dos mais velhos. Na sabedoria das pessoas simples. A gente estuda, estuda, lê livros complicados, faz cursos no mundo inteiro, para muitas vezes nem chegar perto da sabedoria de uma senhora analfabeta que com "bom senso" diz e sabe das coisas que realmente importam na vida.

As maiores autoridades mundiais em administração e gestão hoje falam da importância do "foco" para pessoas e empresas. As empresas e pessoas têm que ter "foco", isto é, concentrar-se nas suas fortalezas. A falta de foco faz com que as empresas não consigam formar a necessária "identidade" de marca na cabeça de seus clientes. Sem foco as pessoas não conseguem se desenvolver, investir em si próprias, ter sucesso.

Pense nisso. Será que não temos o péssimo hábito de querer fazer tudo ao mesmo tempo e deixamos o milho queimar?

Lembre-se que "dois sentidos não assam milho!"

( Luiz Marins. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário