quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Uma vez ke entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se ke assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inkisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres ke fossem considerados curandeiros e/ou pagãos.

Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, foi-se estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.

Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasia, podemos encontrar pessoas ke celebram à moda celta, como os praticantes do druídismo
Um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.
Muitos grupos reúnem-se e meditam em volta de fogueiras para honrar os seus mortos e os seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para esta época é o leite kente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, ke na época dos celtas não existia, mas ke hoje é muito bem-vindo!"
Feliz Dia das Bruxas
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário