segunda-feira, 31 de agosto de 2009


**prosa poética (uma parábola)

A história do homem que navegava e da mulher que nadava!

Era uma vez um homem que navegava por altos mares. Seguia em busca de novidades... o dia se punha alto... o sol brilhava altaneiro e já se descambava no horizonte... na grande imensidão do nada ele avistou um vulto... um vulto de mulher que nadava. Apressou-se com suas remadas para alcançá-la. Quem sabe precisava de alguma coisa? Em tão alto mar, que faria aquela mulher se uma onda maior viesse?

Aproximando-se da mulher, perguntou:

- "Que fazes aí sozinha em alto mar, nadando a braçadas? Não tens medo?"

A mulher respondeu:

- "Não tenho medo. Caminho sobre as ondas dos sonhos, e os meus sonhos me tornam leve, de tal forma que as ondas não me cobrem.. eu flutuo sobre elas."

Então o homem perguntou:

- "E o sol não te queima a pele, não te fere os olhos, não te cega?"

A mulher respondeu:

- "Não, o sol é um deus que vive dentro de mim, não me queima, pois o escondo em mim mesma como se fosse um precioso troféu."

O homem retrucou:

- "Não te sentes só neste mar infinito.. onde nada se vê.. nada se encontra?"

A mulher responde:

- "Não viajante de altos mares. Não. Porque sou dona do meu destino, o escolhi assim, boiar sozinha em altos mares, deixar-me queimar pelo sol, e viver só.. nas ondas dos meus sonhos."

E a mulher continua:

- "Mas e tu, viajante, o que fazes neste mar deserto, em tão alto mar que a terra firme se vê tão distante? O que buscas, meu viajante?"

Ao que o homem respondeu:

- "Busco o prazer.. somente o prazer. Busco o desconhecido... a beleza... a leveza...o encanto dos mares... o perigo das ondas... a alucinação das sereias!!! "

Pergunta a mulher:

- "Mas que prazer buscas nestas visões de perigo e alucinação?"

E o homem responde:

- "O prazer de conquistar.. a imensidão.. o nada... conquistar talvez o sonho que vive dentro de mim.. e que nem sei qual é... busco... busco...busco e não sei o que busco, se busco a certeza de um afeto... ou apenas momentos de fantasia... mas busco.. quem sabe um dia hei de encontrar.. e preencher o vazio que, mesmo estando em meio à multidão, habita dentro de mim."

A mulher então diz ao homem:

- "Eu sei... tu buscas o sonho da felicidade... que em algum lugar deixastes sem saber que o deixavas, e nem onde o deixavas, e agora o procuras para torná-lo talvez uma realidade... mas não encontras. Não é assim?"

E então o homem, com olhos brilhantes, diz:

- "Sim.. busco o sonho da felicidade para preencher o meu vazio.. o vazio que me foi deixado.. pelo meu querer sem querer.. amar sem amar.. desejar sem desejar. Enfim.. busco o paraíso.. que não sei onde está... se dentro de mim.. se fora de mim... em alguém distante, em alguém perto ou além, no infinito."

A mulher então diz ao homem:

- "Venha, aconchega-te em meus braços e sinta o meu palpitar.. sinta o vulcão do sol que brilha dentro de mim... sinta-me, possua-me.. e encontrarás o paraíso.. não o paraíso que está dentro de mim.. mas aquele que está dentro de ti. Não importa se sou bela ou se sou feia, se sou apenas uma voragem... ou uma nuvem que passa... porque de fato.. o paraíso está é dentro de ti e não em lugar algum em que busques."

Nisto, a mulher se agarra na barca do homem e sobe... o homem a possui.. e no êxtase do prazer se eleva aos céus... mas de repente vem uma onda muito grande...trovões e relâmpagos que clareiam os céus, e por um instante o homem vislumbra o rosto da mulher que está a possuir...("Oh! Ela é humana!") mas não é um ser humano que ele busca... ele busca as deusas dos mares... que flutuam nas ondas de seus sonhos... e reluzem ao sol de verão de sua juventude fugidia... diante desta tormenta de raios, incertezas, angústias, e o sentimento angustiante da perda do falo, o homem diz a mulher:

- "Por favor, desça de minha barca.. pois ela é leve e insegura.. com a força das ondas... nós dois seremos, ambos, arrebatados mar a dentro numa viagem sem volta...paremos por aqui, eu te peço...desça de minha barca, pois tu, do teu lado, pareces incliná-la com tuas fantasias idiotas, com teus sonhos que pesam como quilos e mais quilos de chumbo em minha barca."

A mulher responde:

- "Não te preocupes.. eu não peso.. porque sou apenas um sonho... a onda virá... e por cima dela me projetarei... porque os sonhos não pesam... os sonhos voam.. os sonhos, como nuvens, se desfazem... ou se fazem... não pesam.. são apenas sonhos.. nada mais."

Porém o homem, assustado, com medo de que a sua estabilidade de navegador estivesse ameaçada e sua real felicidade pudesse ser destruída... empurra a mulher.. e esta cai no mar e desaparece.

Passa-se o tempo... e um dia outra vez em alto mar o homem busca com o olhar perdido aquele vulto... pois seu corpo e sua alma pedem, de novo, uma viagem ao paraíso, aquela viagem repleta de delírios e desejos que as sereias não lhe puderam dar, mas... as ondas vão... as ondas vêm.. e nada.. nenhum vulto se vislumbra mar a dentro... a mulher que tinha figura humana desapareceu entre as ondas, perdeu-se no infinito de seus próprios sonhos.

O SONHO SE EVAPOROU...

Então o homem se pergunta: "Mas por quê?"

"Eu não fiz nada... dei-lhe apenas um leve tranco... para não pesar na minha barca.. por que ela não voltou, depois que a onda e a tempestade passaram?"

Então dos céus uma voz lhe responde:

"Amigo... o sonho de ser feliz é um sonho... mas quando ele se torna realidade, se você não o abraça, não o prende... e não enfrenta todos os riscos que para ser feliz se fazem necessários... o sonho vai embora.. e junto vai

- A FELICIDADE!

ailecaniger – regina célia
20/07/2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário