segunda-feira, 27 de abril de 2009



Conjugando o
Amar....
"... Gosto e preciso de ti.
Mas quero logo explicar
nao gosto porque preciso
Preciso sim, por gostar. ..."
Eu amo. Tu amas. Ele ama. Nos amamos. Vos amais. Eles amam. Amar e isso. Verbo a ser conjugado em todas as pessoas, mas num so tempo: o presente do indicativo. Jamais no passado. Nunca no futuro. Sejam quais forem as formas de conjugacao. Muito menos no condicional. Subjuntivo e participio devem ser banidos. Ideal mesmo e conjugar Amar, sem pudor, valendo-nos do gerundio. Amando. Assim - simples, nominal, verdadeiro. O verbo-sentimento Amar basta a si mesmo. Dispensa complementos, prescinde de adjetivos.
Amar e tudo. Verbo-sentimento sublime. E, por ser assim, nao deve ser dito levianamente. Sagrado, merece reverencia. Nada de usa-lo indevidamente, como bordao ou giria. Sacrilegio incluí-lo numa frase banal, prosaica. Amar nao e modismo, independe de tendencias e estacoes. E perene. Amago do ser. Imprescindivel ao Homem. Doi-me a alma ouvir um "Amo esse carro", "Amo essa roupa", "Amo esse movel". So impios cometem tais blasfemias! Para esses rogo por clemencia, tornando minhas as palavras Dele. "Pai perdoai-os. Eles nao sabem o que dizem".
"Amar, verbo intransitivo", disse Drummond em um de seus mais lindos poemas. Certo. O verbo e intransitivo. O sentimento, porem, e transitivo e transigente. Amar-Amando e a reciprocidade, tacita, de concessoes e renuncias. Quem ama cede e concede. Releva. Perdoa. Porque o Amar-Amando e obra edificada sobre caricias de "deixa p'ra la", "esquece", "nao liga", "nao foi nada", "tudo bem". Frases sussurradas em meio a sorrisos ternos, sinceros. Amar-Amando e doacao. E cumplicidade. Entrega deliberada e consciente. Portanto, nao cabe cobrancas ou imposicoes. Sob pena de ceifar do verbo-sentimento seu significado mais profundo, nao e recomendavel conjuga-lo no imperativo afirmativo.
Quem Ama-Amando nao ordena. Nao determina. Nao manieta. Nao obriga. Nao avilta. Nao violenta o amado, ao recusar-lhe o direito de ser o que e, como e. Quem Ama-Amando respeita. Admira. Compreende. Amar-Amando nao e subserviencia. E aquiescencia. Nao e anulacao. Nao e invalidacao de si proprio ou do outro. E reconhecer defeitos e virtudes, sem constranger o parceiro a tornar-se a materializacao de utopias amorosas ou fantasias neuroticas de perfeicao. Amar-Amando e a aceitacao plena do indivíduo que amamos. E a permanente e silenciosa busca do equilíbrio, do encontro, do consenso - mesmo que utopico. Amar-Amando subverte ate a aritmetica. A soma de 1 + 1 tera sempre como resultado o numero 3. Pois e absolutamente necessaria a plenitude do eu e do tu para que o nos exista.
Peca quem, na tentativa equivocada e va de agradar o amado, abdica de sua individualidade. Criminoso quem se arvora em deus e tenta - algumas vezes com sucesso, pois abusa da fragilidade alheia - transformar o outro na personificacao de seus desejos. Ao conseguir seu intento, desama e renega a propria criacao. A criatura, por sua vez, num subito lampejo de consciencia, ao desconhecer-se, desama e despreza o criador. E o assassinio barbaro do Amar. Crime brutal. Hediondo. Sem direito a regalia ou indulto. Como amar e ser amado-respeitado pelo outro se nao amamos-respeitamos a nos mesmo e ao outro? Tao facil, mas superficial e falso,e Amar por causa-de. Difícil, mas verdadeiro, e Amar apesar-de.
Apesar de discordarmos quando o tema e polemico. Apesar de irritarmo-nos com a forma, intempestiva ou excessivamente cautelosa, com que ele age em momentos decisivos. Apesar de diferirmos no modo como demonstramos esse amor - um e silencio e gestos, o outro e palavra e dengo. Apesar de divergirmos nos gostos - um quer Almodovar, o outro prefere Tarantino; um quer comida italiana, o outro prefere sushi. E nao fazermos perguntas desnecessarias, nem anteciparmos respostas. E, sobretudo, apesar de nao gostarmos de certas peculiaridades do amado. Mas compreendermos, que elas sao partes indissociaveis dele. E e justamente esse conjunto, que o torna tao especial para nos, unico dentre os bilhoes e bilhoes de humanos que povoam o planeta. Amar-Amando e isso: respeitar as diferencas e permitir que as semelhancas sobressaiam.
O gostoso de Amar-Amando e sentirmos prazer nas coisas minimas. Vermos poesia nos fatos e gestos triviais do cotidiano. Sermos tomados por uma alegria calma ao ouvir seus passos. Intuirmos seus movimentos e ter a alma invadia por uma indefinivel sensacao de paz. Ignorarmos os tracos assimetricos de seu rosto e descobrirmos beleza no jeito como arqueia as sobrancelhas, numa muda interrogacao. Sermos seduzidos, diariamente, pela forma como ele se move pelo mundo. Conhecermos seu habito de correr os dedos pelo cabelo. E, mesmo assim, surpreendermo-nos com a beleza mansa do trejeito, a cada vez que o gesto se repete. E ouvirmos o que diz quando cala e o que nao diz quando fala.
Amar-amando passa sem a presença fisica do Amado, pois sua imagem esta impressa na lembranca. Sem ser obsessao, e para ele o primeiro pensamento do dia e a ultima oracao da noite. E pularmos da cama felizes apenas por saber que ele existe e vive. Perto ou longe. Que importa? E flutuarmos sem tirar os pes do chao. E termos a cabeca nas nuvens, sem com isso perdemos a perspectiva da realidade. Sentirmo-nos plenos, absolutos, diante de tudo e de todos. E acreditarmos, mesmo que as circunstancias digam o contrario, que ha sempre solucao para os problemas. E que, para alcançarmos o que desejamos, basta perseverar. E ter uma inabalavel fe Nele, em nos, na Humanidade. Amar-Amando e a ausencia de expectativas mirabolantes. E obter satisfacao no sentir pelo sentir. E saborearmos a felicidade em pequenas doses diarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário